-
Arquitetos: Vitor Vilhena Architects
- Área: 2605 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no centro histórico de Lagos, na Rua do Jardim, Rua General Alberto da Silveira, Rua Dr. Júlio Dantas e Travessa da Coroa.
O terreno é delimitado pelas quatro vias, e as frentes do edifício foram construídas em todas as ruas mencionadas acima, formando um bairro.
Os edifícios existentes estavam muito degradados, sem possibilidade de adaptação.
A demolição completa dos edifícios existentes foi autorizada pelos Departamentos Governamentais e o edifício foi completamente reconstruído.
Esta construção de Habitação Multifamiliar consiste em duas unidades com dois dormitórios e onze unidades com três dormitórios, formando um total de treze unidades, distribuídas em três pavimentos, incluindo um estacionamento subterrâneo, uma academia, uma piscina coberta e uma piscina ao ar livre.
Um único núcleo de acesso articula a distribuição na galeria externa, promovendo a área para uso residencial.
A fachada e o layout interno promovem a relação dos ambientes (área de convivência) com as ruas.
As circulações, áreas privadas e de serviço (dormitórios e cozinhas) são orientadas para o interior do edifício.
O acesso ao edifício se dá através do pátio que promove o uso privado do exterior.
As vistas da paisagem permitem a criação de uma plataforma de lazer no deck com piscina e cadeiras para a contemplação da Baía de Lagos e da estrutura urbana inserida nas muralhas históricas da cidade.
O subsolo contém uma piscina coberta, chuveiros, banheiros turcos, sauna e academia.
A solução apresentada foi desenvolvida em três volumes separados, correspondentes às diferentes dimensões de implementação, a fim de acompanhar a topografia das ruas e o gabarito controlado do edifício.
Com grande importância volumétrica na estruturação das diferentes identidades, optou-se por adotar esta divisão e reforçá-la com as cunhas e as diferentes dimensões de janela. Há também variações nas proteções das janelas, que contribuem para a individualização.
O edifício goza de uma implantação privilegiada, aproveitando o fato de compor quase todo um bairro, assumindo uma grande importância na paisagem urbana.